quinta-feira, 27 de outubro de 2011

conheça o que cada brincadeira desenvolve nas crianças





Oi gente

Como já dizia a música brincadeira de criança como é bom, em qualquer idade, rir, correr e ser feliz é muito bom, mas sem dúvidas a melhor época para isso, para ser feliz completamente é quando ainda somos bem pequenos e não temos nenhuma preocupação com o mundo exterior, não ligamos para relógio, dinheiro, trabalho somente para as brincadeiras e para a companhia.
Eu já escutei vários pais desvalorizarem o 
Educador de infância, dizendo que eles não fazem nada,
Que a criança vai à escola só para brincar etc.
Pensando nisso e sabendo a importância que tem o 
Brincar para o desenvolvimento infantil e como é 
Fundamental essa exploração eu fiz uma lista de 
Brincadeiras comuns para a educação infantil e o que 
Cada uma contribui para o desenvolvimento dos 
Pequenos.
É importante lembrar  que a exploração de papéis, 
Texturas, cheiros e sabores utilizados em atividades em
Sala contribui também para o desenvolvimento.

Espero que gostem 

Beijos Binha



Amarelinha

Noções de sequenciação numérica, conhecimento dos 
Números de 1 a 10, equilíbrio e exercita a memória.


Vivo ou morto

Atenção, observação, exercita o corpo por meio dos 
Movimentos da brincadeira.

Cantigas de roda

Desenvolve a linguagem, atenção e memorização, se a 
Cantiga for junto com a roda, a criança desenvolve 
Noções de lateralidade e tempo.

Pega-pega

Movimento, socialização, linguagem.


Esconde - esconde

Contagem de números, memorização, socialização, 
Criatividade, movimento.

Contar história

A criança que escuta histórias seja ela contada pelo 
Educador ou pela família, é uma criança mais criativa, 
Esta aprenderá a valorizar a leitura, desenvolverá mais a 
Memória e a linguagem,  sempre ao término da 
História é interessante o adulto sugerir que a criança 
Reconte a mesma com suas palavras ou que crie uma 
Nova história.


Contar Historinhas com Fantoches
Objetivo: Criatividade, Atenção visual
A Partir de: 2 anos
Material: Meias Coloridas,ou Fantoches


Brincar com água

Toda criança gosta de brincar com água e o educador 
Deve aproveitar essa brincadeira para desenvolver 
Noções de quantidade, explorar o que é cheio e vazio.

Faz de conta

A criança que reproduz na brincadeira o que aprende no
Convívio com os adultos, como por exemplo, ao brincar 
De bonecas a menina reproduz falas ditas pela própria 
Mãe, a criança esta desenvolvendo vários aspectos 
Importantes para o seu desenvolvimento em uma 
Simples brincadeira, como a linguagem, memorização, 
Criatividade etc.
Quando uma criança brinca de faz de conta, o adulto não
Deve repreendê-la e se ela solicitar deve participar da 
Brincadeira.
Mímica

Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade
De expressão corporal, criatividade e socialização.


Estátua

Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade 
De expressão corporal, criatividade e socialização.


Blocos lógicos

Os blocos lógicos podem ser explorados para o 
Desenvolvimento dos processos mentais que auxiliará na
Compreensão do conceito de números.
Podemos trabalhar com os blocos classificação, 
sequenciação etc.


Monta-monta

O monta - monta serve para desenvolver a criatividade, a 
Coordenação motora e pode ser explorado também em 
Classificação por cores, tamanhos e formatos.


Massinha de modelar

Desenvolve a criatividade e coordenação motora.



Caça ao Tênis

Objetivo: habilidade manual, atenção e Aprender a calçar os tênis.
A partir de: 3 anos
Material: Tênis


Em equipe: Pedir para tirar os sapatos e por em um local centralizado a algumas distancias Se tiver um numero grande de crianças separar em duas ou mais equipes em filas e somente os primeiros da fila, ao Sinal ir procurar e calçar os seus sapatos, e assim que conseguir calçá-los vá ao próximo da fila bate na mão e o 2º assim faz a mesma coisa, a equipe que for mais rápida ganha.

 Festa das Cores

Objetivo: Conhecer Cores, Formas, Memória e Atenção
A partir de : 3 anos
Material: objetos Coloridos, Fichas de cores, lápis de cor, desenhos fica a critério...

Coloque todos os objetos falando as Forma, seu nome e cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama a criança, e você diz o objeto e a criança tem que lembrar da cor, ou diz uma cor e a criança fala o objeto. Isso faça Varias vezes


Seguir Sombras

Objetivo: Localização e Espaço-temporal
A partir de: 3 anos
Material: Nenhum

Em pares, um deles tenta seguir o outro pisando na sombra do colega
  Trânsito

Objetivo: Atenção, percepção visual, cores, memória
A partir de : 3 anos
Material: Seis cartões Coloridos

aprendendo os sinais de transito e você pode também brincar que eles são o carro e você o Sinal de transito e mais você pode brincar com outras cores para fazer as direções.

Verde: Andar, Amarelo: para Atenção para a Parada diminua a velocidade,Vermelho: Parar, Azul: Andar pra trás, Laranja: ir para o lado direito,Roxo: ir para o lado esquerdo


Agacha e levanta

Objetivo: Movimentação e Atenção
A partir de: 3 anos
Material: nenhum

Você faz uma fila com as crianças depois que formar, você diz agachar ou levanta, quem fizer direito continua, assim quando todos conseguir recomeça a brincadeira.
 
 Senhora ou senhor pulando corda
  • Uma criança bate a corda de cada lado.
  • Os que desejam brincar fazem fila.
  • Começam batendo a corda e a primeira criança da fila entra e vai pulando.
  • Os batedores dizem então:
Um dia um homem bateu na minha porta e disse assim:
Senhora, senhora (ou senhor, senhor) põe a mão no chão,
(A criança que está pulando deve botar a mão no chão enquanto pula)
Senhora, senhora (ou senhor, senhor) pule de um pé só,
(A criança que está pulando deve pular de um pé só)
Senhora, senhora (ou senhor, senhor) de uma rodadinha,
(A criança que está pulando deve rodar e ficar de frente para o lado oposto sem parar de pular)
E vá pro meio da rua!
(Então a criança deve pular para fora sem errar)
Quem erra sai e se quiser voltar a brincar, vai para o final da fila.



Vou pesquisar mais brincadeiras e estudar mais o desenvolvimento infantil e postar mais pra vocês.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »