segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween ou Dia das Bruxas – Muitas histórias, diversão e doces

Halloween na EDUCAÇÃO INFANTIL



Pouco comum no Brasil, o Halloween é uma oportunidade para se trabalhar com as diferentes culturas e tradições dos povos. Esta data faz mais sentido, se no currículo da escola tivér aulas de Inglês.

Significado do Halloween

Um cenário de filme de terror é a visão que as pessoas leigas têm do Halloween ou Samhain, como os celtas chamavam o mês de novembro, quando se comemorava o Ano Novo. Esta celebração também diz respeito ao deus Samhan, o guardião dos mortos, que deviam esperar até esse para serem encaminhados à Terra do Verão, o mundo do além.É o dia mais sagrado do calendário celta e também marca a passagem do ano. É considerado um dia fora do tempo, pois não pertence nem ao ano velho, nem ao novo – é como se o tempo parasse e os véus entre as dimensões se abrissem, portanto é considerado um dia mágico.Neste dia, os verdadeiros bruxos exercem um papel de psicopompo ( condutor das almas, associado a Hermes ) para reverenciar e se comunicar com ancestrais, e também usufruir a proximidade e sabedoria destes, mas sem que haja incorporação, pois o contato é espontâneo.Nos rituais da Bruxaria, neste dia são oferecidos alimentos ( bolos de almas ) que estão na tradição por dois motivos: um é o de compartilhar, e o outro permitir que eles retirem a energia vital, a substância etérea do alimento.Como os portais entre os dois mundos estão abertos, é o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, limpeza, etc.

Aproveite para decorar a sala, as cores roxo, preto e laranja são as ideais.
Faça uma culinária especial. Neste dia, prepare sucos vermelhos, como os de morango ou melancia, prepare doces e bolo, usando abóbora, faças deliciosos biscoitos em forma de aranha, morcego etc...
Separei algumas atividades para quem vai trabalhar com o Halloween.












ATIVIDADES PARA DECORAÇÃO DO HALLOWEEN

SUGESTÕES COM PALITOS



ATVIDADES MANUAIS - ENFEITES PARA PORTA









































































Créditos:tiafabiolaecia.blogspot.com










Sugestão de Atividades para a Festa de Halloween

1. Desfile de fantasias. (Fantasy parade)
 As crianças vão fantasiadas e realizamos o desfile para a escolha da fantasia mais original.
2. Corrida das múmias.Essa brincadeira tem duas partes:
 Primeira parte: os alunos formam duplas. Cada dupla recebe um rolo de papel higiênico (quanto mais baratinho, melhor, porque além de não ter picote, é bem mais grosso do que os mais caros). Quem conseguir terminar o rolo primeiro, deixando o seu par com "cara de múmia", ganha.
 Segunda parte: corrida entre as múmias. Depois do trajeto estabelecido, acontece a disputa, quem chegar primeiro na linha determinada vence.
3. Travessuras ou gostosuras (Trick or treat)
 No ano passado cada sala tinha um pacote com balas. As crianças foram percorrendo as salas em busca de travessuras ou gostosuras (Trick or Treat). Podemos realizar a atividade da mesma forma, pois as crianças adoraram
A brincadeira também pode ser realizada de outra forma:
 Providenciarei vários cartõezinhos, uns com a palavra "trick" e outros com a palavra "treat". Os sacos serão colocados em um saco, os alunos formaram um círculo e no fundo tocaremos músicas (preferencialmente remetendo ao halloween). Enquanto toca a música, o recipiente vai passando. Quando pára, a pessoa que estiver com ele nas mãos vai tirar um papelzinho e ler. Se disser "treat", ganha um doce; se for "trick", tem que pagar uma prenda.
4. A verruga da bruxa (Witch’s wart)
 Será feito um desenho grande de bruxa e colado em uma parede. Cada aluno receberá um chiclete, os alunos mascam o chiclete. Vendados os alunos tem que (jogando) acertar o nariz da bruxa. Quem acertar ou mais se aproximar ganha.
5. Procurando o animal (Find the animal)
 Em uma sala com as luzes apagadas e bem escura, esconder um animal de brinquedo (rato, cobra ou aranha) e papéis nos quais previamente escreverei o lugar onde estará o animal (como por exemplo: The mouse was under the chair.), vários papéis serão escritos com lugares diferentes (in, on, under, in front of) no intuito de verificar se os alunos realmente compreenderam o que estava escrito.
 Dividir os alunos em grupos. Com uma lanterna (podemos pedir aos alunos que tragam as lanternas) os alunos entram na sala e tem que encontrar o animal e o papel em que está escrito corretamente o local onde ele estava escondido.
 Será divertido se na sala houver alguém escondido para assustá-los.

6. Morder a maça (Chamada nos EUA de Apple Bobbing)

 Pequenas maças são colocadas em uma bacia com água, a criança tem que pegá-las com a boca e levar até uma bacia com farinha. Ganha quem conseguir pegar mais maças.

7. Estourar o balão (Blow the balloon)

 Colocar dentro de bexigas doces (sem enchê-los). Cada criança (escolhida previamente) deve encher a bexiga até que estoure, para que possa pegar o doce que estava na bexiga. Ganha quem estourar a bexiga primeiro.


8. Terríveis gostosuras (Terrible treat)

Cada sala fará algo com aparência que remeta ao Halloween. Para não sobrecarregar a aula de culinária sugiro que sejam feitas nas aulas de inglês ou com as professoras de sala.
Há receitas que não precisam de fogo, portanto podem ser feitas e apresentadas no mesmo dia (na presença de todos), sem a necessidade de usar tempo de aula.


Sangue de morcego

Ingredientes:

5 morangos médios lavados
1 copo de soda limonada
Açúcar a gosto

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.


Drink do caldeirão

Ingredientes:

1 copo de refrigerante de limão
Açúcar de confeiteiro a gosto
Uma pitada de canela em pó
Uma pitada de gengibre em pó

Como fazer

Em uma panela, misture todos os ingredientes como uma colher de pau.
Leve ao fogo baixo e mexa até aquecer o líquido.
Atenção! Não deixe ferver.



Suco de abóbora

Ingredientes:
1 xícara (chá) de abóbora picada
1 copo de suco de maçã
¼ de copo de suco de abacaxi
Mel a gosto

Como fazer
1. Cozinhe a abóbora por 5 minutos. Deixe esfriar.
2. Bata todos os ingredientes no liqüidificador.



Ponche de Vermes

Ingredientes:
2 litros de refrigerante de limão
1 garrafa de suco concentrado de uva
200 ml de xarope de groselha e vermes de gelatina comestíveis

Como fazer

Misture tudo. Ponha para gelar e sirva com pedrinhas de gelo.


Halloween:Comidas


Olhos esbugalhados

Ingredientes:

Ovos
Pimentão
Azeitonas pretas
Palitos de dente
Ketchup

Como fazer

1. Cozinhe os ovos em água fervente até que eles fiquem duros (o que leva cerca de 10 minutos em fogo alto).
2. Espere esfriar e descasque. Com uma faca, corte uma fatia da extremidade menos arredondada para que o ovo fique em pé.
3. Corte uma fatia da outra ponta do ovo e uma rodela de pimentão do mesmo tamanho.
4. Corte um círculo pequeno de azeitona preta.
5. Coloque o pedaço de azeitona sobre o pimentão, montando a pupila e a íris do olho. Agora, é só encaixá-las na parte de cima.
6. Para dar o efeito de veias, coloque um pouco de ketchup na ponta do palito de dente e desenhe linhas no ovo. Se precisar, tire o excesso com o papel-toalha ou guardanapo.

Dedos de bruxa

Ingredientes:
Salsichas
Amêndoas sem pele
Ketchup

Como fazer

1. Cozinhe as salsichas em água fervente por cerca de 5 minutos.
2. Deixe esfriar e corte as salsichas ao meio.
3. Com a ponta de uma faca, faça cortes pequenos e superficiais nas salsichas, formando os nós dos dedos.
4. Para fazer a unha, enfie metade de uma amêndoa nas extremidades que não foram cortadas.
5. Passe um pouco de ketchup na parte cortada das salsichas. Assim, os dedos ficarão "sangrando"...


Sanduíche Fantasma

Ingredientes:
1 pacote de pão de fôrma sem casca
1 pote de maionese sabor azeitona- 6 azeitonas pretas grandes

Como fazer

1. Faça sanduíches de maionese com todo o pacote de pão.
2. Para fazer a silhueta do fantasma, recorte a borda dos pães com uma faca. Para os olhos, cole pedaços de azeitona preta com maionese na altura do rosto da figura.


Cemitério Maldito

Ingredientes:
1 brownie comprado pronto
Bolacha maisena
Açúcar cristal verde (colorido com anilina)

Como fazer

1. Recorte o brownie em retângulos, como se fossem túmulos, e cubra com açúcar verde.
2. Corte as bolachas ao meio e coloque-as na cabeceira dos túmulos, fazendo as lápides.

Fonte:http://jovem.abril.com.br/witch/halloween/comidas.shtml

Halloween: história

Sabia que o Dia das Bruxas tem tudo a ver com o ano novo? Pode não parecer, mas essa festa surgiu há mais de 2 mil anos entre os celtas. Para eles, o dia 31 de outubro tinha o mesmo significado que o 31 de dezembro para nós. Era a data em que os espíritos ficavam soltos por aí e não podiam ser controlados. Para não deixar nenhum de mau humor, era costume oferecer doces nas portas de casa. Também era um dia para se homenagear os antepassados. O nome Halloween é uma abreviação de all hallows eve, que significa véspera do dia de todos os santos. Veja a seguir o significado de alguns símbolos.

                                                               Halloween: símbolos

Abóbora
Sabe aquela abóbora com cara assustadora, que virou o símbolo do Dia das Bruxas? Então, tem até nome: Jack O´Lantern! Diz a lenda que um fazendeiro se recusou a dar uma abóbora para uma bruxa e, por isso, foi transformado em uma. Nos Estados Unidos, virou costume colocar uma dessas frutas na porta de casa com uma vela dentro para afastar os maus espíritos.


Caldeirão
Tem tudo a ver com bruxas porque representa os quatro elementos. O fogo aquece a água usada para fazer poções. O ar ajuda a evaporar os líquidos delas. E a gente tira da terra o ferro, material com que é feito o caldeirão. Ah, ele deve ter três pés ou não serve para magia.




Chapéu pontudo
O chapéu funciona como um pára-raios do bem: a ponta ajuda a atrair energias positivas na hora de fazer alguma coisa mágica. Pode ser feito de qualquer material e não precisa ser necessariamente preto.


Vassoura
É o símbolo mais forte das bruxas. Triste dizer, mas elas não costumam voar em vassouras por aí. A vassoura é usada para limpar um ambiente antes de um ritual ou para tirar as energias negativas de um lugar. É legal ter uma feita de ervas.



















totalgifs.com borboletas gif gif 135.gif


0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »